Alguns amigos sabem que eu tenho formação em TI. Quem leu minha biografia (https://www.paulojorge.art.br/um-pouco-sobre-mim), certamente conhece minha história, que vou aqui resumir: nasci num bairro do interior de São Pedro da Aldeia–RJ. Originário de família pobre, não dispunha de recursos para comprar brinquedos. Meu divertimento era desenhar animais com os quais convivia. Estudei desenho com um senhor da região, o que serviu de base para roteirizar, elaborar a arte e produzir revistas em quadrinhos (sempre gostei dos quadrinhos — presentes de um tio da cidade). Quando fui estudar na cidade, já desenhava e pintava razoavelmente. Na escola, trabalhavam dois professores que também eram artistas — eles me ajudaram a desenvolver a técnica de pintura em tela. Quando mudei para Cabo Frio, fui acolhido pela dona de um renomado educandário e ela investiu na minha técnica. Eu desenvolvi muitos trabalhos naquela escola. Mais tarde, trabalhei na rádio Cabo Frio. Lá tive a oportunidade de conhecer e aprender com pintores que visitavam a Região dos Lagos e com artistas locais, como José de Dome e Torres do Cabo. Pintei até os 22 anos, quando então viajei para o Rio de Janeiro para cursar faculdade e tive que abandonar a arte. Depois de algumas tentativas, e como já era aficionado por eletrônica, optei pelo “Curso Superior em Tecnologia da Informação”, com especialização em “Análise de Sistemas”. Fui empresário na área e informatizei diversas empresas. Retornei para minha região de origem em 1999. Por influência da minha esposa, voltei a pintar. Fiz vários cursos de aprimoramento em pintura e participei de exposições individuais e coletivas. Atualmente escrevo artigos para uma revista local e estou cursando “pós-graduação em Artes Visuais”.

Nunca abandonei a informática. Desenvolvo e hospedo websites meus e de clientes. Sempre que posso, contribuo com a comunidade de desenvolvedores, pois sou um entusiasta do software livre.

Observando as dificuldades de alguns colegas ao lidar com tecnologia, pensei: por que não ajudar? Meu conhecimento nessa área pode ser útil para alguém, embora meu tempo seja escasso — preciso pintar, atividade que amo fazer! Mas, estou disposto a orientar colegas com dúvidas, pois já vi alguns que caíram em armadilhas de profissionais desonestos. Outros artigos estão a caminho. Até lá.

Deixo meus contatos: https://www.paulojorge.art.br/atalhos