Acrílica sobre Tela – 50×70
Obra participante da Gincana ALeART (03-2022). Foi iniciada em evento de pintura ao ar livre e concluída em estúdio. Retrata o “Beco do Príncipe”, prédio histórico no Bairro “Passagem”, em Cabo Frio – RJ.
Sobre o “BECO DO PRÍNCIPE”
“Esta residência construída no bairro Passagem em Cabo Frio, possui uma história bastante interessante. Em 1958, ao ser adquirido o terreno pela família real Orleans de Bragança, construiu-se no local, um belo casarão em estilo colonial, com dez suítes, pela Empresa Construtora e Imobiliária Tamoio Ltda.
Só que após a obra concluída, o príncipe dom João de Orleans e Bragança em consulta a prefeitura, descobriu que não se poderia construir em todo o terreno, uma vez que parte dele já constituía uma antiga servidão pública, utilizada pelos pescadores locais, para dar acesso ao Canal do Itajuru.
Constatado o equívoco, desapropriou-se parte do imóvel e construiu-se um arco, conhecido como “Beco do Príncipe”. Os herdeiros da família real veranearam em Cabo Frio até 1966. Na mesma década, o casarão foi vendido para a família do ex-senador e fundador do antigo Banco Nacional, José de Magalhães Pinto.”