ORLA SCLIAR
Acrílica sobre Tela – 50 cm x 60 cm.
Sobre a obra:
Obra pintada no local (ao ar livre) e concluída em estúdio.
Sobre Carlos Scliar:
Carlos Scliar (Santa Maria, 21 de junho de 1920 — Rio de Janeiro, 28 de abril de 2001) foi um destacado desenhista, gravurista, pintor, militar, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro.
Participou constantemente de exposições no Brasil e em todos os centros artísticos mundiais, registrando sempre absoluto sucesso.
Sobre a Orla Scliar (título da obra):
O trecho às margens do Canal do Itajuru, em Cabo Frio–RJ, em frente à casa onde Scliar morou por 40 anos, recebeu da prefeitura municipal o nome de Orla Scliar. A casa, que o próprio Scliar restaurou, se transformou no Instituto Cultural Carlos Scliar, e exibe boa parte de sua obra e de outros pintores brasileiros, além de preservar o mobiliário da casa e o ateliê, com suas tintas, telas e pincéis.
A orla tem urbanização personalizada, com as cores da paleta do pintor em vasos esféricos, com vegetação nativa, tudo confeccionado especialmente para o local.
Diante da casa, foi erigida uma estátua em tamanho natural do pintor, obra dos escultores Cristina Ventura e Jonas Corrêa.
Na inauguração da orla, em novembro de 2006, amigos de Scliar, os poetas Ferreira Gullar e Romério Rômulo e o ator e produtor cultural Haroldo Costa, homenagearam o pintor com leituras de textos e poesias. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Scliar).
Histórico











MUSEU DO SAL
ACERVO PERMANENTE DO MUSEU DO SAL
MUSEU DO SAL – Acrílica sobre Tela – 60×90 (Paulo Jorge)
A indústria salineira foi responsável pelo desenvolvimento da Região dos Lagos. Para preservar sua memória foi criado em São Pedro da Aldeia–RJ o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos que abarca os temas:
- O que é o sal.
- O sal na natureza.
- História do sal na Costa do Sol.
- Famílias salineiras.
- O Ciclo de produção.
- As Salinas e a preservação da natureza.
Localizado no bairro Flexeira (Rodovia Amaral Peixoto, km 107), o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos foi aberto ao público em 30 de maio de 2023. O espaço é composto por uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal. A visitação é gratuita, de quinta a domingo, das 13h às 19h, incluindo feriados.
PASSO A PASSO















Compartilhe com seus amigos
PASSEIO NA PASSAGEM
DISPONÍVEL
Acrílica sobre Tela – 50×70
Obra participante da Gincana ALeART (03-2022). Foi iniciada em evento de pintura ao ar livre e concluída em estúdio. Retrata o “Beco do Príncipe”, prédio histórico no Bairro “Passagem”, em Cabo Frio – RJ.
- CRÉDITOS: MEMORIAL CABO FRIO (https://www.facebook.com/groups/2627635303993761)
- OBSERVAÇÃO: Atualmente essa edificação abriga um empreendimento hoteleiro.
Compartilhe com seus amigos
PONTO DE FUGA
Acrílica sobre tela – 40×60 (Paulo Jorge)
Rua tradicional do Bairro da Passagem, em Cabo Frio – RJ.
(Baseado em cenário antigo retratado por Roger Vianna)
Compartilhe com seus amigos
MORRETES
MORRETES
Acrílica sobre tela – 50×70
Vista da Paróquia Nossa Senhora do Porto, em Morretes – PR.
Obra participante na gincana 13/2020, promovida pela ALeART, baseada em foto distribuída pelos organizadores. A foto foi realizada antes de 2011, pois a paisagem atual está alterada na parte do casario à direita (pesquisa realizada em 2021).
Compartilhe com seus amigos
BONDINHO DE SANTA TERESA
BONDINHO DE SANTA TERESA
AST – 33×44 (Painel)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonde_de_Santa_Teresa
Minha participação na 23ª Gincana ALeART (Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos), baseada em foto distribuída pelos administradores.
Compartilhe com seus amigos
FESTA DA CHUVA
FESTA DA CHUVA
Acrílica sobre tela – 30 x 40
(Indisponível)
Minha participação na 24ª Gincana ALeART (Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos).
“Lá fora está chovendo, Mas assim mesmo eu vou correndo Só prá ver o meu amor







