Sem comentários
Molduras Unitemper

Quando uma pintura está concluída? Muitos consideram que a obra está terminada quando a retiram do cavalete, mas ainda assim ficam tentados a dar pinceladas adicionais num ou outro detalhe. Por isso, alguns optam por aplicar verniz sobre a pintura – não há tentação que resista a essa solução. Já para outros colegas a obra somente estará concluída ao receber moldura.

O quadro e a moldura

A moldura é o acabamento do quadro. É quase um consenso que um quadro sem moldura parece estar despido, faltando algo. Por mais bem feita que seja a obra, não tem a mesma beleza do que uma tela emoldurada. Embora seja esse o caso mais comum, nem toda obra necessita de moldura. Depende do estilo e do tipo da tela. Quanto ao estilo, observamos que alguns artistas modernos, de estilo abstrato ou de “Pop Art”, optam pela não utilização de molduras, ocasionalmente. Já no formato da tela, destacamos que os “painéis” não necessitam de molduras, embora possam ser emoldurados.

Componentes da moldura

As molduras podem ser simples, duplas e até mesmo triplas. As duplas são formadas por uma moldura principal (externa) e outra interna, conhecida vulgarmente por “paspatur”.

Moldura principal

Para pintura em tela é mais comum o uso de madeira, que pode ser lisa ou decorada, estreita ou mais larga, com cores variadas. Normalmente as casas especializadas possuem mostruários compostos por cantoneiras que podem ser colocadas sobre a obra de modo que encontremos a melhor harmonia. Em se tratando de madeira, devemos observar a composição da mesma, pois é muito comum que sejam formadas por madeira reaproveitada, o que é ecologicamente correto e barateia o produto.

O Paspatur e sua utilidade

O “Passe-partout” ou “paspatur“, como é conhecido no Brasil, além de embelezar, forma uma margem entre a obra e a moldura, evitando acidentes no manuseio. Em telas, o uso do “paspatur” em madeira é mais comum. Já para fotografias ou aquarelas, usa-se geralmente esses elementos em celulose, podendo ser aveludados ou não. Nesse caso, eles têm função adicional – evitam que as obras tenham contato com o vidro e combinam muito bem com molduras de materiais variados.

Acabamento no verso

As peças (moldura, “paspatur” e tela) são presas umas às outras com grampos e posteriormente cobertos com fita gomada de modo a não deixar nenhum grampo exposto.
Para pendurar o quadro, uma argola com parafuso pode ser afixada na moldura, ou então, um cordão (geralmente metálico). Prefiro o cordão, porque permite melhor posicionamento do quadro na parede, ao passo que as argolas são mais limitadas por serem fixas. Também há casos onde o prego ou parafuso disponível na parede é tão “cabeçudo” que não cabe na argola.

Onde comprar molduras

Não é fácil encontrar uma loja especializada fora dos grandes centros. As vidraçarias emolduram espelhos e alguns quadros simples, contudo achar bons profissionais para confiar sua obra não é tarefa simples. Devido a isso, muitos buscam outras soluções, como confeccionar suas próprias molduras ou pintar em painéis que não necessitam emoldurar.

Moldura artesanal

Se gosta de aventura, vá em frente! Mas tenha ciência que, para fabricar uma boa moldura é necessário ter equipamento especializado, como bancada, serra de meia esquadria, tupia, grampeador profissional, e por aí vai. Sem contar a quantidade de resíduos e pó que produzirá. Para minimizar o processo, pode-se comprar perfis (varas) com os entalhes necessário para encaixar as peças, mas ainda assim o corte e montagem fica a cargo do aventureiro. Esse processo sai tão caro que muitos artistas preferem comprar molduras prontas ou emoldurar numa loja especializada.

Comprar via Internet

Essa é uma opção que não deve ser desprezada, mas requer pesquisa aprofundada para encontrar uma loja virtual idônea. Já pesquisei várias (listadas no tópico “Referência”), mas somente comprei na loja “QUADROS DESIGN” (https://www.quadrosdesign.com.br), onde fui muito bem atendido.
As vantagens de comprar em lojas virtuais é que – teoricamente – você pode escolher entre vários modelos de moldura, simular o preço em função da quantidade de itens e prever o tempo de entrega. Mas nem tudo são flores: já viu aquela propaganda de hamburguer gigante na foto, mas que dá a impressão que alguém comeu a metade quando chega às suas mãos? As molduras também parecem mais bonitas nas fotos. Algumas vezes não encaixam certinho no quadro – as telas, cujas medidas deveriam ser padronizadas, variam ligeiramente de uma marca para outra.

Emoldurar numa loja especializada

Essa é a minha opção, pelos motivos expostos no tópico anterior. O maior problema é encontrar, fora dos grandes centros, tais estabelecimentos com preço acessível e boa qualidade. Na Região dos Lagos procurei bastante e já me decepcionei com algumas escolhas que fiz. Felizmente encontrei uma loja que posso recomendar: UNITEMPER, localizada na Avenida Teixeira e Souza, 1854 (próxima à Delegacia de Polícia), Cabo Frio, RJ (https://web.facebook.com/unitempercabofrio/). Na foto que ilustra esse artigo, estou nessa loja escolhendo moldura para uma das minhas obras. Gosto de experimentar várias combinações até encontrar um conjunto que harmonize com a pintura e caiba no meu bolso. Eles ficam com a obra por curto período de tempo e nunca tive surpresa desagradável ao retirar o quadro emoldurado. Meus clientes sempre elogiaram o acabamento e isso ajuda-me a vender.

Conclusão

A moldura veste o quadro e agrega valor à obra. Mas não é qualquer moldura que harmoniza com o quadro, por isso opto por escolher a melhor combinação numa loja especializada. Prefiro esse método em vez de comprar molduras prontas por atacado, via Internet. O preço pode até ser atraente, mas tudo é padronizado e você ainda terá que unir a tela à moldura e fazer todo o acabamento.

A seguir, publico uma pintura que fiz recentemente, intitulada “CASA DA FLOR” (https://www.paulojorge.art.br/project/casa-da-flor/). Vejam como a moldura valoriza o quadro.

CASA DA FLOR - AST 50x70 - emoldurada (Paulo Jorge)
CASA DA FLOR – Acrílica sobre tela – 50×70

Referências

Compartilhe com seus amigos

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *