
Vimos no artigo “Em busca do mundo real” algumas maneiras de suavizar a pintura usando os efeitos “Esfumado” e “Veladuras”. Neste artigo veremos outras técnicas que uso com certa regularidade em minhas telas.
A origem
O pintor francês Claude Monet (1840-1926) foi muito importante no movimento impressionista. A denominação “impressionismo” teve origem na obra “Impressão, nascer do sol“, de sua autoria. Mas nosso foco está noutras obras do mesmo autor, a famosa série “Rouen Cathedral“, onde ele pintou a mesma catedral sob diversas condições climáticas, para estudar as cores e suas variações. Para conseguir o efeito rústico e ambientação, o artista usou o efeito de ESFREGAÇO (“Sfregazzo” em Italiano, ou “scumbling” nos EUA). Alguns autores atribuem ao pintor renascentista Ticiano Vecellio (1473-1576) a invenção desta técnica, que também foi usada mais tarde pelo pintor romântico inglês William Turner (1775 a 1851), citado em nosso artigo “O mundo mágico das cores“.
Na minha obra “CARCARÁ“, utilizei esta técnica para colocar a textura de areira branca da restinga sobre parte da vegetação que pintei ao fundo. Também usei o “esfregaço” para a textura do pescoço da ave, das penas das asas e para quebrar a monotonia do fundo. Depois de aplicadas as pinceladas, utilizei outra técnica chamada “esbatimento“, para suavizar os detalhes e “espalhar” a areia entre as gramíneas, conforme pode ser observado na obra finalizada, abaixo publicada.

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ticiano
https://portalartes.com.br/historia/glossario-da-arte/
https://www.liveabout.com/scumbling-painting-technique-2578777
https://www.artistsandillustrators.co.uk/how-to/oil-painting/2342/a-complete-guide-to-scumbling
https://drawpaintacademy.com/scumbling/
https://drawpaintacademy.com/claude-monet-rouen-cathedral/
http://www.cozinhadapintura.com/2011/04/tecnica-de-pintura-em-camadas-parte-ii.html
PINTURA EM TELA 20 – ESFREGAZZO – Pollyanna Ferreira
Técnica de Sombreamento – Esbatido- Professora Nivia Costa
Deixe um comentário