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Devo escolher tela ou painel para pintar um quadro? Alguns optarão por telas, pois podem emoldurá-las, compondo o acabamento e fazendo parecer que a obra é maior do que na realidade é. Há os que preferem painéis, alegando que não precisarão emoldurar, barateando o custo do produto final. Outros fatores também influenciam na hora da escolha, como o estilo da pintura, o local onde será exposta e outros.

Comparativo entre telas e painéis

A construção das telas e dos painéis são semelhantes. Basicamente é um chassi de madeira coberta por um tecido esticado e fixado por grampos. Enquanto as telas podem ser grampeadas tanto nas laterais quanto no verso (estas melhores e mais caras – opinião pessoal), os painéis são grampeados somente no verso. O maior diferencial está na profundidade: de 1 cm a 1,5 cm nas telas e 3 cm ou mais nos painéis. Devemos observar algumas características ao adquirir esses suportes para pintura:

1) Qualidade da madeira

Observe se a madeira é de boa qualidade e isenta de “nós“, que são pontos frágeis, facilmente observados por se assemelharem a pequenos redemoinhos na tábua. São formados quando a árvore cresce e as camadas externas ao tronco envolvem alguns galhos que ficam no interior do lenho. Os chassis com nós podem deformar ou quebrar com certa facilidade.

2) Qualidade da estrutura

As telas e painéis maiores costumam ter os cantos dos chassis reforçados. Se forem muito grandes, é comum a presença de reforço no centro. Alguns fabricantes ainda fornecem cunhas de madeira para serem colocadas nos cantos, em ranhuras próprias – devem ser utilizadas somente se o tecido ceder e não estiver convenientemente esticado.

Observar também se não está empenada. Uma boa prática é colocar a peça sobre o piso e verificar se assenta completamente e se está com o esquadro perfeito. É melhor fazer isso do que descobrir somente quando for emoldurar. Mas painéis podem ser emoldurados? Sim, com molduras finas, em forma de caixa, contudo, muitos artistas preferem o acabamento com pintura nas laterais – o que veremos adiante.

3) Qualidade do tecido

De acordo com o tipo de pintura, podemos escolher tecido (linho, lona e outos) com trama maior ou menor. Observemos se a imprimação original está perfeita. Essa camada de pintura é feita na fábrica e tem a finalidade de impermeabilizar o tecido. Para verificar falhas, vulgarmente conhecidas como “buracos”, basta colocar a tela em contraluz. A maioria dos artistas costuma reforçar essa cobertura antes de pintar (vimos isso no artigo “Preparo da tela“).

A referência e a pintura

A técnica de pintura em painel é a mesma utilizada para pintura em tela, pois não há diferença quanto ao tecido e imprimação do suporte (tela ou painel). Contudo, como a profundidade é maior, devemos tomar cuidado para verificar se a mesma ficou bem fixada no cavalete.

A obra usada como exemplo (A FLOR E A PRAIA) é um painel em pequeno formato (20 cm x 30 cm) que pintei para exemplificar esse artigo (veja final da matéria). Usei como referência uma foto do perfil pessoal de Achilles Pagalidis no Facebook (https://www.facebook.com/achilles.pagalidis), com a devida autorização do autor. Ele, professor e pesquisador incansável, é responsável pelo grupo MEMORIAL CABO FRIO (https://www.facebook.com/groups/2627635303993761), com excelente documentação sobre a Região dos Lagos. Retrata uma vegetação típica da nossa região praiana Ipomea pes-caprae, conhecida vulgarmente como salsa-da-praia e pé-de-cabra. A foto de capa dessa matéria é uma superposição da minha imagem exibindo o quadro com a foto original. Futuramente prepararemos uma matéria sobre direito autoral e cuidados ao utilizar material de terceiros como referência para pinturas.

Acabamento nos painéis

Como já mencionamos, os painéis podem ser emoldurados. São espécie de caixas construídas com madeira fina, o que proporciona acabamento refinado. A parte ruim é que moldura encarece a obra, como vimos no artigo “MOLDURAS“. Por essa razão, muitos artistas preferem pintar as laterais, estendendo o tema retratado ou utilizando cor distinta.

1) Pintura na lateral com tema estendido

Nesse caso a pintura é estendida para as laterais do quadro, de modo que, caso o observador se desloque para uma das laterais, continue a ver a obra com o mesmo tema. Caso se trate de uma paisagem, continuará vendo a mesma paisagem.

Para pintar as laterais com o mesmo tema, há alguns fatores que complicam a execução:

a) Como pintar a face superior e inferior

As faces laterais podem ser pintadas ao mesmo tempo em que estamos pintando a obra, mas as faces superior e inferior estarão presas ao cavalete e terão que ser pintadas posteriormente, quando secar a pintura, já que o manuseio com a tela molhada, embora possa ser realizado, é muito complicado – qualquer escorregada poderá danificar a pintura.

Com a tela seca, rotacione o quadro de modo que a parte superior e inferior fiquem nas laterais. Mas como conseguir a mesma mistura de cores para continuar a pintura? Tarefa muito difícil, principalmente para o iniciante. Por esse motivo, já vi obras de colegas que pintaram a parte superior e inferior com cores únicas. Achei feio. Vamos então ao macete:

b) Mistura de cores

  • Procure memorizar ou anote as cores utilizadas em misturas nos pontos limites da tela.
  • Tente misturar cores até encontrar a cor mais aproximada possível.
  • Caso não consiga a mesma cor, pinte cores mais aproximadas e dê algumas pinceladas com a mesma cor na parte frontal da tela (limite com a aresta que estiver pintando). Pronto! Assim, ninguém notará.

2) Pintura na lateral com cor distinta

Esse é o acabamento mais simples para pinturas em painéis. Basta pintar as laterais e as faces superior e inferior com uma única cor. Mas atenção na hora da escolha – procure uma cor que combine com o quadro, dando a sensação de moldura. Nunca faça como muitos que, por preguiça ou mal gosto, entregam obras a seus clientes sem esse acabamento.

Pintura usada como exemplo

A FLOR E A PRAIA - AST 20 x 30 (Paulo Jorge)

A FLOR E A PRAIA – Acrílica sobre Tela – Painel 20 x 30 (Paulo Jorge)

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